Equipe
Conheça a nossa equipe
Coordenação do Observatório
A função principal da coordenação do observatório é propor, conduzir e acompanhar as ações de uma rede colaborativa da área de Educação Especial. Essa coordenação também desempenhará funções de articulação entre as instituições de Ensino Superior, instituições de Educação Básica, comunidade e outras instituições intersetoriais.
Jáima Pinheiro de Oliveira
Docente da Faculdade de Educação (FaE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social (PPGE), no qual também está como vice-coordenadora (2023-2025). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ), lidera o grupo de pesquisa Observatório de Redes de Inclusão Escolar (CNPq) e é pesquisadora do Grupo Deficiências Físicas e Sensoriais (DefSen/CNPq/UNESP). Desenvolve e orienta pesquisas sobre linguagem e comunicação de crianças com deficiência e políticas públicas de educação especial para favorecer e promover o processo de inclusão escolar.
Ketilin Mayra Pedro
Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (UFSCar). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação.
Madrinhas e Padrinhos do Observatório
As madrinhas e os padrinhos de nosso observatório são profissionais que nos inspiram, a todo instante, a apoiar e construir ações que efetivem uma educação de qualidade para todas e todos. Eles também nos inspiram a compreender que essa educação de qualidade é um direito presente desde a constituição e que deve ser efetivado. Fica aqui registrado o nosso agradecimento pela contribuição que vocês fornecem, incansavelmente, para a Educação Brasileira.
Enicéia Gonçalves Mendes
Uma das principais referências científico-acadêmicas do país na área de Educação Especial. Dentre as suas inúmeras contribuições para a área, nós destacamos a coordenação de um projeto nacional em rede (Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP) cuja produção foi e ainda é um dos legados para importantes políticas públicas de inclusão escolar. A professora Enicéia Gonçalves Mendes compôs a equipe vinculada à Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI).
Ligia Maria Presumido Braccialli
Foi uma das maiores entusiastas e incentivadoras de projetos como este (nosso observatório). Dentre as suas inúmeras contribuições para a área de Educação Especial, nós destacamos o seu pioneirismo na articulação entre Fisioterapia e Escola, com importantes contribuições de estudos envolvendo paralisia cerebral, Tecnologia Assistiva e estimulação precoce. A professora Lígia Maria Presumido Braccialli encontra-se aposentada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, mas continua contribuindo para os avanços da formação continuada de profissionais da área.
Jefferson Mainardes
Foi um dos maiores incentivadores e entusiastas deste observatório. É uma das principais referências científico-acadêmicas da área de Política Educacional, enfocando, principalmente, epistemologias da Política Educacional, políticas para o Ensino Fundamental, diferenciação curricular e Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica.
Eduardo Manzini
Uma das principais referências científico-acadêmicas do país na área de Educação Especial. Dentre as suas inúmeras contribuições para essa área, nós destacamos a sua participação na equipe de construção da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). É sempre um incentivador de propostas inovadoras e sempre se mostra muito animado com o trabalho de novos pesquisadores que ele ajuda, constantemente e incansavelmente, na formação.
Pesquisadoras e Pesquisadores
Os membros da equipe colaboradora fornecem suporte para a coordenação em relação à indicação de instituições locais parceiras, nas quais estes membros já desenvolvam ações de formação, pesquisa e extensão.
Adriana Garcia Gonçalves
Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (UFSCar). Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Desenho Universal para Aprendizagem e Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde.
Aila Narene Dahwache Criado Rocha
Docente do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP, Marília/SP. Coordenadora do Laboratório de Acessibilidade, Tecnologia Assistia e Inclusão (LATAI).
Aliandra Cristina Mesomo Lira
Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEDIN/CNPq).
Aline Cristina de Souza
Professora do quadro permanente no Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Licenciatura em Educação Especial e Licenciatura em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFSCar.
Aline de Novaes Conceição
Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPan). Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela FFC/Unesp-Marília/SP. Tem experiência na área da Educação, atuando com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e formação de professores.
Ana Maria Alves Saraiva
Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO).
Arlett Krause
Profesor Asistente de la Universidad de La Frontera. Temuco, Chile. Como académica imparte docencia en pre y posgrado en el área de Psicología educacional,supervisando tesis de pre y posgrado en temáticas de inclusión, discapacidad y autismo.Como investigadora, integra el Centro de investigación avanzada en Neurodiversidad (CIAN UFRO), ejecuta proyectos en la línea de inclusión de discapacidad y autismo, con presentaciones en congresos, conferencias nacionales e internacionales y publicaciones científicas en el área. Ha sido directora del Programa inclusivo de acceso y acompañamiento para EcD PIAA UFRO, Directora de Carrera y actualmente es Directora del Departamento de Psicología. Es representante institucional de Inclusión ante la Subsecretaria de Educ. Superior, dirige el proceso de construcción de la Política institucional de Inclusión. Elegida por el CUECH para integrar el comité de accesibilidad de Senadis Nacional. Coordina la Red nacional de universidades estatales por la inclusión de estudiantes con discapacidad e integra la Red Interuniversitaria, latinoamericana y del Caribe de discapacidad y DDHH.
Sandra Venegas Gonzalez
MD Mg Sandra Venegas Gonzalez: Médico especialista en Psiquiatría Infantojuvenil y en Medicina Legal . Magister en Neurociencias con trainning en INFOAUTISMO de Universidad de Salamanca y en IGAIN, Barcelona, España. Profesora Asociada Depto. Salud Mental y Psiquiatría de Facultad de Medicina Universidad de la Frontera, Integrante del Comité Académico de programa Psiquiatría Infantojuvenil y del Comité Académico de Magíster de Terapia Familiar Sistémica del Departamento de Psicología de Universidad de la Frontera Directora del Centro de Investigación Avanzada en Neurodiversidad CIAN-Universidad de la Frontera y del grupo de investigación TREMOLEN-UFRO dedicada a la detección e intervención precoz de trastornos del neurodesarrollo. Miembro de la Sociedad de Psiquiatría y Neurología de la Infancia y de la Adolescencia de Chile (SOPNIA) y de la red Hispanoamericana de Estados Mentales de Riesgo, expositora en congresos nacionales e internacionales.
Anabela Cruz-Santos
Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Pesquisadora e Orientadora de Mestrado e Doutorado no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC).
Bianca Queiroga
Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana. Coordena o Laboratório LIAP (UFPE).
Denise Brandão de Oliveira e Britto
Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é membro associada da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).
Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga
Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Coordenadora da Liga Acadêmica de Pesquisa e Estudos do Desenvolvimento Infantil (LAPEDI). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde e editora chefe da revista científica Movimenta (ISSN 1984-4298).
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
Docente Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA, com atuação nas áreas de Educação Especial e Tecnologia Assistiva. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGReab/UFBA) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (PPGEdu/UFBA). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINEE/UFBA) e Laboratório de Pesquisas em Prevenção Escolar e na Saúde (LaPPES/IPUSP).
Gerusa Ferreira Lourenço
Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004); Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Pós-doutora em Design pela FAAC/UNESP. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional e Educação Especial, atuando principalmente na área de Tecnologia Assistiva, Paralisia Cerebral e Comunicação Alternativa.
Seán Bracken
Docente da Universidade de Worcester (Inglaterra). Leciona principalmente para cursos de formação de professores e orienta alunos nos níveis de mestrado e doutorado. Seus interesses de investigação centram-se na natureza da concepção e implementação de currículo e Desenho Universal para a Aprendizagem, com foco para o Ensino Superior. Recentemente, participou de projetos de pesquisa com colegas do Observatório, sendo um deles financiado pela British Academy, no qual a coordenadora do Observatório foi visitante técnica na Universidade de Worcester (Inglaterra) nos anos de 2017 e 2018 e Seán foi visitante na UNESP, campus de Marília/SP.
Gilmar Cruz
Gislaine de Fátima Ferreira Leite
Professora do quadro permanente no Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagoga pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Josiane Torres
Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Editora Chefe da Educação em Revista (FAE/UFMG). Atualmente (2023) compõe a equipe vinculada à Diretoria de Políticas Pedagógicas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI).
Maria Almerinda de Souza Matos
Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenadora e Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD).
Manoel Osmar Seabra Junior
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Assistiva, Inclusão escolar e Adaptação (LETAIA) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e Atividade Motora Adaptada (GEPITAMA).
Marília Bazan Blanco
Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio.
Maria Luiza Salzani Fiorini
Docente do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e em demais cursos da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação Especial e desenvolve projetos de pesquisas relacionados a estratégias de ensino, recursos pedagógicos, Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física no contexto da inclusão escolar. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Deficiências Físicas e Sensoriais" (DefSen), Unesp, campus de Marília e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada "Gepitama", Unesp, campus de Presidente Prudente.
Munique Massaro
Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial (GEPE).
Nájela Tavares Ujiie
Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí.
Osmarina Guimarães de Lima
Docente do curso de Pedagogia Regular e Pedagogia/PARFOR da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Representante titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD/AM).
Rosana de Castro Casagrande
Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Educação, com foco no campo acadêmico da Educação Especial, no Brasil. Pesquisdora do grupo Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GPPEPE).
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Docente do Programa Profissional (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Dentre os grupos que atua, destaca-se o sobre o Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência (UTFPR/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Washington Cesar Shoiti Nozu
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Estágio de Pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Membro do GT 15 da Anped Nacional, atuando como Parecerista Ad Doc (2022-2023; 2024-2025). Coordenador do GT 15 da Anped Centro-Oeste (2023-2024). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2024-2025).
Maewa Martina Gomes da Silva e Souza
Docente da graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Doutora e mestra em educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, pela Unesp/FFC, Câmpus de Marília/SP. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma” (DIDE). Tem experiência na área da Educação, especificamente em Educação Especial e desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: estatística não-paramétrica, dificuldades de aprendizagem, concepção de deficiência, atitudes sociais em relação à inclusão, formação de professores, inclusão escolar e social, habilidades socioemocionais e função executiva.Ricardo David Cuenca Pareja
Psicólogo Social, Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Madrid (Espanha); Especialista em estudos sobre reformas e políticas comparadas em educação superior e temas sobre formação docente. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru) e do Instituto de Estudos Peruanos (IEP). Foi Ministro da Educação do Peru (2020-2021) e possui uma vasta experiência de atuação em importantes órgãos e comitês consultivos, sendo atualmente membro do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e Comitê Acadêmico Externo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) do México (2022-2025).
Simara Pereira da Mata
Professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP, atualmente na gestão de uma escola pólo de atendimento a alunos surdos de Ensino Fundamental do município. Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial – Deficiência Auditiva (Unesp - Marília) e em Fisioterapia (Anhanguera - Rio Claro). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (Unesp - Marília). Mestre e Doutora em Educação (Unesp - Marília).
Lúcia Virgínia Mamcasz Viginheski
Graduada em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Mestre e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Realizou Estágio Pós Doutoral em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS - Centro Universitário UniGuairacá). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN - Unicentro) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPG). Docente da Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR), atua no Centro de Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Visual de Guarapuava. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Inclusão de Pessoas com Deficiência.
Luiz Renato Martins da Rocha
Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da UFABC. Coordenador da especialização em Educação Especial e Inclusiva, Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFABC. Foi tradutor e Intérprete de Libras/Lìngua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013-2022). Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), UTFPR-CP de 2018 a 2022 e coordenador da avaliação biopsicossocial da UTFPR (2021-2022). Avaliador do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis Mec/Inep (reconhecimento e avalição de cursos de graduação e instituições de educação superior). Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Surdez: Libras, Educação Especial Inclusiva e Docência da Educação Superior; Licenciatura Plena em Matemática e bacharel em Letras-Libras.
Viviane Rodrigues
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Araraquara. Doutora e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atuou como Professora de Educação Especial em Sala de Recursos Multifuncionais na Educação Básica (2008 a 2014). Atualmente é docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Marília e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), também da Unesp de Marília.
Merling Murguia Moré
Doctora en Ciencias de la Educación (Cuba, 2021). Profesora Titular (Cuba, 2022). Quince años de experiencia de trabajo en la docencia. Investiga sobre inclusión educativa, trastornos del lenguaje y la comunicación, formación de profesionales de la educación, patrimonio e identidad. Imparte docencia de pregrado en la Disciplina Estudios Lingüísticos y Literarios para las carreras de la Educación Infantil. Tutora de tesis de pregrado, maestría y doctorado. Participa en eventos nacionales e internacionales, publica artículos en revistas referenciadas y es autora de capítulos de libros asociados a su perfil. Colabora en varios proyectos de investigación y redes científicas. Es coordinadora de un proyecto de investigación sobre inclusión educativa.
Carolina Orellana Muñoz
Trabajadora Social, Magíster en administración
de empresas, Académica en el área de diversidad, gestión, políticas públicas,
cuerpos sociales y territorios, género y cuidados. Universidad de La frontera,
Temuco Chile. Experiencia de trabajo en el área de salud mental, bienestar
subjetivo, divulgadora científica, trabajo con equipos transdisciplinarios,
desarrollo en el área de la comunicación, peritajes sociales, articulación de redes
nacionales e internacionales, desarrollo en el área de la prevención del
suicidio en niños, niñas y adolescentes.
Karina Andrea Sandoval Henríquez
Ingenero Comercial, Magíster en Pedagogía Universitaria, académica del Departamento de Administración y Economia de la Universidad de La Frontera (UFRO), Temuco, Chile. Investigadora e impartiendo cátedra en pre y posgrado en el área de gestión, incluyendo temáticas relevantes como inclusión y equidad de género. Experiencia de más de diez años trabajando en gestión educativa por medio de derección de carrera y programas, asesora en acreditaciones de carreras en el área de las ciencias empresariales e implementando políticas internas en inclusión. Fundadora de dos agrupaciones que velan por lá inclusión y concientización del Autismo en la comunidad regional (Maternando el Autismo y MAPA Pumahus Divergente).