Formação Profissional
Este eixo valoriza investigações e ações que fortalecem a perspectiva colaborativa na escola e em outras instituições educacionais, principalmente, com o uso de abordagens universalistas de aprendizagem. No Observatório há pesquisadores, professores e outros profissionais que desenvolvem trabalhos em todas as etapas de ensino (da Educação Infantil ao Ensino Superior), de modo a enriquecer, ainda mais, as propostas para formações profissionais, sejam elas, inicial, continuada ou em serviço. A maioria das ações de formação do Observatório tem ocorrido em formato de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, este eixo sobre Formação Profissional, além de ser um dos principais destaques das Redes que integram o OIEEI, pretende se consolidar, também, como referência em relação aos modelos de formação utilizados pela equipe.
Políticas Públicas de (e para) a inclusão educacional
Este eixo tem como foco as investigações e ações que fornecem suporte para ações e procedimentos publicamente adotados por autoridades governamentais com o propósito de favorecer o processo de escolarização do chamado público-alvo da educação especial na escola regular, em sala comum. São consideradas também as políticas institucionais, no caso de contextos não escolares. Este eixo se articula direta e indiretamente ao eixo de Formação Profissional, já que um dos aspectos que o OIEEI tem interferido diretamente é na adoção de ações formativas para públicos específicos. Isso tem implicado, diretamente, na proposição e continuidade de projetos com foco para a formação continuada de professores, em redes municipais e estaduais.
Intervenção (dia a dia das instituições educacionais)
Esse é, sem dúvida, o eixo mais abrangente do Observatório, pois ele engloba ações e investigações que incidem direta ou indiretamente na escola ou no ambiente de formação dos sujeitos que ali estão. O exemplo mais próximo refere-se às ações intersetoriais, que podem se caracterizar por uma simples orientação que um familiar recebe na escola para procurar, por exemplo, um serviço de assistência social ou de saúde, até uma intervenção da área de saúde, num setor específico, que pode melhorar ou incidir diretamente na formação de um sujeito que está acontecendo no ambiente escolar. No Observatório há pesquisadores e outros profissionais que trabalham com os mais distintos ciclos de vida dos sujeitos e, portanto, as investigações e ações desenvolvidas nesse eixo podem incidir direta ou indiretamente na permanência e na participação dos sujeitos nos mais diferentes ambientes de convivência, aprendizagem e formação. Ao adotar a perspectiva da Educação Inclusiva, o Observatório compreende que essa perspectiva está relacionada a uma educação de qualidade para todas as pessoas e, portanto, há outros públicos com necessidades específicas de atenção que, embora não façam parte, oficialmente, do chamado público-alvo da educação especial, podem precisar de atenção especializada para questões de acessibilidade curricular, por exemplo.