Como hacer investigación-acción participativa
Autores: Mariana Alonso Briales, María Teresa Rascón Gómez, Ignacio Calderón Almendros e Comunidad Educativa del Ceip la Parra (Almáchar, Málaga, Espanha)
Esse protocolo (PAFCCD) foi construído com base em estudos e pesquisas anteriores. Eu (Jáima Pinheiro de Oliveira) utilizei sua primeira versão para traçar o perfil comunicativo de crianças com cegueira e baixa visão, em minha dissertação de mestrado. Sob minha supervisão e orientação, Camila Mendes também utilizou uma versão mais atualizada da Proposta de Análise de Funções Comunicativas em Crianças com Deficiência (PAFCCD) para traçar o perfil comunicativo de uma criança com Paralisia Cerebral, em sua monografia de especialização. Nesse momento, estou propondo uma versão, na qual constam as formas ou meios comunicativos utilizados durante uma interação, num total de cinco, sendo três isolados (Gestos, Vocalizações e Fala Inteligível) e dois associados (Gestos com Vocalizações e Gestos com Fala Inteligível), e as funções comunicativas, divididas em 5 categorias e 20 subcategorias. À medida que nós utilizamos esse material, ele é aperfeiçoado, principalmente em relação à descrição dessas categorias, para que elas fiquem mais claras. Convido cada uma e cada um de vocês a testarem esse uso. Uma descrição atualizada dessas categorias deverá ser publicada em um livro só sobre “linguagem de crianças com deficiência”, a ser lançado em 2024.