O PRONARRAR é um programa de histórias estruturadas, por meio de imagens, que tem por finalidade promover o desenvolvimento e/ou o aperfeiçoamento da produção de narrativas de crianças, com e sem dificuldades nessa habilidade. Na aba das publicações vocês poderão ver a capa do livro desse programa. Ele possui como procedimento principal a solicitação de uma sequência de quatro gravuras temáticas disponibilizadas, de maneira aleatória, para a criança. Posteriormente, solicita-se a ela a descrição dessa história, a partir de cada um de seus elementos (cenário, tema, enredo e resolução) representados, em cada uma dessas gravuras.
Seguindo orientações para essas descrições, em seguida, a história é finalizada com instruções específicas para mudanças, bem como, complementações. Essa produção pode ser feita de maneira oral, escrita e/ou simbólica (temos utilizado esse termo para designar as produções com o uso de símbolos, tais como os padronizados e utilizados em sistemas de comunicação alternativa, por exemplo, no PCS – Picture Communication Symbols).
Esse programa tem sido testado em diferentes populações e tem demonstrado eficácia no aperfeiçoamento da estrutura de narrativas orais e escritas e o apoio de imagens com características específicas tem sido apontado como um importante diferencial, para crianças que possuem dificuldades ou que não se comunicam por meio da fala. Para conhecer mais sobre o programa acesse nossas redes ou entre em contto diretamente com a coordenação do observatório.
Foto 1: imagem que compõe uma das histórias do PRONARRAR.
Foto 2: recursos adaptados para serem utilizados durante a construção de uma história do PRONARRAR.
Foto 3: recursos adaptados para serem utilizados durante a construção de uma história do PRONARRAR. Estes recursos fizeram parte da investigação de Doutorado de Valéria Rosa Farto Lopes (na foto) com circuitos tridimensionais. Na sua tese de Doutorado (defendida em março de 2024), ela construiu e testou um programa de produção de histórias, com base no PRONARRAR, que respeitou os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).