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Parâmetros e indicadores de acompanhamento permanente de ações de suporte para o processo de inclusão escolar

Parâmetros e indicadores de acompanhamento permanente de ações de suporte para o processo de inclusão escolar

Coordenação:

Profa. Jaima Pinheiro de Oliveira

Equipe colaboradora

Nacional
Adriana Garcia Gonçalves 
Ana Cristina de Albuquerque Montenegro
Denise Brandão de Oliveira e Britto
Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
Gilmar de Carvalho Cruz
Josiane Pereira Torres
Ketilin Mayra Pedro
Najela Tavares Ujiie
Rosana de Castro Casagrande
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Internacional 
Ana Paula Loução Martins (UMinho, Portugal)                                                                                                                    Ricardo David Cuenca Pareja (Universidad Nacional Mayor de San Marcos e Instituto de Estudos Peruanos, Lima, Peru)                                                                                                                                                                                                 Seán Bracken (University of Worcester, Inglaterra)

Descrição geral

Essa proposta tem como tema central a busca por indicadores e subsídios que forneçam suporte para o processo de escolarização de estudantes com deficiência, nos mais diferentes níveis de ensino. Sistematizar e consolidar ações com evidências científicas que forneçam subsídios para a gestão de políticas públicas voltadas para esse processo, são os objetivos principais dessa pesquisa. Este é um dos projetos que mais articula os particpanes do Observatório. Esses participantes utilizará seu funcionamento em rede para sistematizar procedimentos de geração e análises de dados diversos que tem sido mais comuns em pesquisas desenvolvidas, tais como: estudos técnicos e documentais, revisões sistemáticas e integrativas de literatura, aplicação de questionários e formulários, entrevistas e observações, dentre outros. A partir das demandas mapeadas, serão propostas ações colaborativas de formação continuada e permanente para professores e outros profissionais envolvidos. 

 

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

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