Coordenação: Profa. Jáima Pinheiro de Oliveira
Vice coordenação: Ana Maria Saraiva
Josiane Torres (FAE/UFMG)
Michele Aparecida de Sá (FAE/UFMG)
Bárbara Carvalho Ferreira (FIH/UFVJM)
Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas (Coordenadora do serviço de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Araçuaí/MG)
Gelke Teixeira dos Santos Oliveira (Professora da Rede Estadual de Minas Gerais e atual diretora da Escola Estadual de Frei Gonzaga, Novo Oriente/MG)
Essa proposta tem como objetivo principal criar uma rede de suporte especializado para a inclusão escolar em municípios nos quais esse serviço é inexistente, precário ou de difícil acesso. Essa rede é do tipo itinerante com atividades de formação remotas e presenciais. Após obter um mapeamento de necessidades básicas locais, relacionadas à inclusão de crianças com deficiência, foram delineadas ações que começaram a ser desenvolvidas em 2021. Essas ações têm objetivos em curto, médio e longo prazos. As ações continuarão, com base nas demandas de gestores e professores e na dependência, também, de obtenção de apoio financeiro por meio de agências de fomento à pesquisa.
Este projeto já recebeu apoio da deputada Áurea Carolina e do deputado Patrus Ananias de Souza, por meio de editais públicos de ampla concorrência, proporcionados com verbas das Emendas Individuais na LOA de 2021.
Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri concentram municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixos e médios, sendo uma das regiões mais pobres do Brasil. Em 2022, o Brasil teve a sua 2ª queda consecutiva, em relação a este índice. Os dados divulgados, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também indicam que a taxa global registrou queda por 2 anos consecutivos, em consequência dos impactos da Pandemia de Covid-19. Isso não aconteceu desde 1990, quando começaram os registros deste índice. O Brasil ocupa, atualmente, a 87ª posição no ranking (são 191 países), com um IDH de 0,754. Os principais indicadores desse índice são: Educação, Saúde e Renda. Valorizar ações de suporte para o processo de escolarização nessas regiões, portanto, é primordial e pode ser considerada uma ação de sobrevivência para muitos. Nesse sentido, essa proposta pretende, de maneira geral, manter uma rede de apoio iniciada em 2021, com foco para a escolarização de crianças com deficiência.
Uma das maiores demandas da área de Educação hoje é, sem dúvida, o apoio especializado para o processo de escolarização de crianças com deficiência na escola regular, em sala comum. Esse apoio demanda formação permanente para todos os envolvidos, com atenção especial para a gestão escolar e os professores da sala comum. Essa formação deve ter como foco uma mudança na cultura escolar com vistas ao trabalho colaborativo e mudanças de conceitos e atitudes em relação ao processo de desenvolvimento, principalmente de crianças com deficiência e crianças neurodivergentes. Essas redes de colaboração são as possibilidades que têm proporcionado conhecimentos e ações com perspectiva inclusiva no ensino regular. A escolha de municípios dos vales do Jequitinhonha e Mucuri para desenvolver este projeto levou em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), já que nessas regiões encontram-se municípios com IDH baixos e médios, sendo uma das regiões mais pobres do país.
Foto 1: coordenação geral do projeto que atuou na primeira edição (2021-2022). Da esquerda para a direita: Josi Torres, Jáima, Ana Saraiva, Michele Sá, Rosilei e Bárbara.
Foto 2: um dos encontros remotos com a turma do Vale do Jequitinhonha
Foto 3: encontro presencial em Araçuaí/MG.
Uma das ações do projeto foi a promoção de encontros presenciais em 2022. Essas fotos são do Encontro que ocorreu em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha). O encontro foi no primeiro semestre de 2022, na Escola Estadual Arthur Berganholi e contou com a prticipação de mais de 100 professores. A Equipe da Rede agradece muito a colaboração da prefeitura de Araçuaí, nas pessoas da Secretária Municipal de Educação, Evangelina Sena Fulgêncio Jardim, e da coordenação de área em Educação Inclusiva, Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas.
Foto 4: encontro presencial em Novo Oriente/MG.
Também foi promovida uma visita presencial em Novo Oriente de Minas (Vale do Mucuri), na Escola Estadual de Frei Gonzaga. O encontro foi no segundo semestre de 2022, contando com a participação de professores das redes municipal e estadual, também de Limeira e Pavão. A Equipe da Rede agradece muito a colaboração de todas e de todos, em especial o nosso contato direto que proporcionou a chegada do projeto à região: professora Gelke Teixeira de Oliveira.
Foto 5: Araçuaí.
Foto 6: Novo Oriente de Minas.