Profa. Josiane Pereira Torres
Jaima Pinheiro de Oliveira
Ana Maria Alves Saraiva
Isabella Xavier de Freitas
Ícaro Belém Horta
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
A garantia do acesso ao currículo escolar e a aprendizagem de alunos do chamado público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas regulares aponta para a dimensão dos desafios, principalmente, pela ausência e descontinuidade de uma política consistente de formação de professores. Nesse contexto, essa pesquisa integra as temáticas de políticas e práticas no âmbito da inclusão escolar na realidade da cidade de Belo Horizonte/MG. O objetivo principal é construir, aplicar e avaliar um Programa de Formação Colaborativa de Professores na perspectiva da educação inclusiva, com vistas ao favorecimento do processo de formação continuada de professores e promoção de melhorias no processo de escolarização de estudantes PAEE em classes de ensino comum da rede de educação básica de Belo Horizonte. Ações como o mapeamento da atuação dos professores da sala comum do Ensino Regular comum e dos professores especializados, da Educação Especial, com vistas a traçar estratégias de colaboração entre esses profissionais. Serão utilizados como procedimentos: entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental. Os resultados dessas análises serão a base para construção do Programa de Formação, que será delineado junto às equipes escolares, com base nas demandas de gestores e professores. Espera-se obter implicações para a implementação de ações de maior amplitude em âmbito educacional com perspectiva inclusiva, fornecendo suportes para um desempenho escolar satisfatório do PAEE da rede municipal de Belo Horizonte.