Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2024, o OIEEI participou das atividades do II Congresso Nacional de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, cuja temática central foi: “Práticas Inclusivas”.
O evento foi promovido pelo PPIFOR e trouxe discussões articuladas ao ensino, à diversidade e à inclusão, em suas mais distintas dimensões, com foco para os aspectos educacionais.
No evento, o OIEEI participou do lançamento do livro “Formação de Professores e Infância: Esperançar e Fortalecer a Docência”, de autoria das professoras Nájela Tavares Ujiie, da UNESPAR, e Sandra Regina Gardacho Pietrobon, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). As mestrandas Jurcilaine Domingues Caldeira e Isabella Xavier de Freitas, do PPGE da Faculdade de Educação da UFMG, publicaram um capítulo no livro sobre a contribuição das pedagogias participativas para o processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O livro tem acesso livre e está disponível no site: https://editora.unifatecie.edu.br/index.php/edufatecie/catalog/book/67
A coordenadora do OIEEI também participou de uma Mesa Debatedora que reuniu a Profa. Dra. Merling Murguia Moré (UCLV-Cuba), Profa. Dra. Jáima Pinheiro de Oliveira (UFMG/OIEEI) e o Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges (UEM/PPGEM).
Por fim, a coordenação do OIEEI também aproveitou o momento presencial para discutir e planejar ações vinculadas ao projeto de pesquisa “parâmetros e indicadores de acompanhamento permanente de ações de suporte para o processo de inclusão escolar” (CNPq). Nessas ações há uma bolsista de iniciação científica orientada pela professora Dra. Nájela Tavares Ujiie, uma das integrantes da equipe da proposta, que é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


